Páginas

30 de agosto de 2010

Eu fiz uma pergunta,e ela não me foi respondida.A bem da verdade,se tratava de uma pergunta meio retórica,mas o que eu queria humildemente era que ele desse "a luz" à ideia,concebesse por suas próprias palavras o pensamento que eu coloquei para ele como "pergunta",utilizando a maiêutica e uma leve delicadeza.


A pergunta que eu fiz para ele,refaço para vocês "PRA QUE SERVIU O SOCIALISMO UTÓPICO?" [vamos pensar um pouco ...]




A minha pergunta foi respondida de forma "meia boca"que "Assim como a RELIGIÃO o SOCIALISMO servia como referência de um mundo melhor".Queee lindooo *-*.E eu não me contive e rebati,fazendo outra pergunta,dessa vez,a retórica "A RELIGIÃO NOS SERVE COMO CONFORTO,COMO CONSOLO DE QUE UM DIA EM ALGUM LUGAR HAVERÁ UM MUNDO MELHOR E DE QUE HÁ ALGUÉM EM QUE PODEMOS CONFIAR TANTO,QUE NÓS O ENTREGAMOS ATÉ A NOSSA VIDA.ENTÃO O SOCIALISMO SERIA UM "CONSOLO" PARA A CLASSE OPERÁRIA,DE QUE UM DIA O MUNDO SERIA UM LUGAR MAIS IGUAL?COMO PODE SER UM LUGAR IGUAL SE O COMUNISMO NADA MAIS FOI DO QUE A DITADURA DA MINORIA,E ASSIM COMO NA RELIGIÃO REFERINDO-ME A IGREJA CATÓLICA , O COMUNISMO SERVIU COMO BASE PARA DITADURAS,ENTÃO EU PERGUNTO DE NOVO,PRA QUE SERVIU O SOCIALISMO UTÓPICO?

E mais irritada eu fiquei quando a pessoa que me respondeu disse que "O DIREITO SERVE A POUCOS".Não meu querido,o Direito serve a quem lhe provoca.O Direito é perfeito,assim como a nossa M A R A V I L H O S A democracia,assim como o comunismo,assim como todo e qualquer sistema criado por UTOPIAS,porque o mundo IDEAL é fantástico!Mas não somos os ursinhos carinhosos,nem os smurfs,muito menos o Bob.


O que acontece é que precisamos observar o DENOMINADOR COMUM de todos esses dados,a SOCIEDADE antecede o Direito,a SOCIEDADE antecede a democracia,a SOCIEDADE antecede o socialismo,o comunismo,o neoliberalismo,o capitalismo,a SOCIEDADE antecede até mesmo o ESTADO,então,onde está o problema?


O homem,meus queridos,é o lobo do homem,louvado seja Thomas Hobbes quando disse isso !E como eu já disse várias vezes na sala,o povo precisa de instrumentos de controle social,porque o POVO [nós,todos nós] SÓ VAI NA TORA !Quando eu digo TORA,não é força bruta,não é polícia batendo e prendendo,não é a TORA contra o povo,é a TORA que trabalhe em favor do bem comum,da maioria,onde o coletivo sobrepuje o individual,nem que seja NA TORA !Tanto o povo é metido a cavalo do cão,que o Direito tá aí,como instrumento de controle social em serviço do Estado,se assim não fosse,seria uma maravilha,o homem é bom,tudo azul,todo mundo NU.Não,e tão cavalo do cão é o povo,que o Direito sem sanção não valeria de nada.A balança e a espada falam por si só,bem melhor que eu.


Então, ele nos falava que a nossa geração perdeu a capacidade de SONHAR,e que utiliza o método do imediatismo,ao invés de ter UTOPIAS.É...ahãm ,enquanto você nos falava de sonhar,as pessoas que moram na FAVELA ao LADO da FACULDADE, certamente muitas famílias,estavam passando fome,perdendo seus filhos,seus maridos,para as drogas,sem educação,sem saúde,sem ter tempo de sonhar,porque como canta Flávio José "Barriga seca não dá sono" .Então eu pergunto de novo pra vocês É TEMPO DE SONHAR,OU DE AGIR?


Embora esta pessoa seja dotada de boa vontade,de boas intenções,nada disso alimenta mais o imaginário do povo.Se estamos numa Faculdade para sermos operadores não,odeio esse termo "operador do Direito",mas para sermos guardiões do Direito,precisamos nos adaptar AGORA à realidade que nos é dada,não nos é mais permitido sonhar enquanto as pessoas morrem a torto e a direito de causas não naturais e inaceitáveis.Vidas são ceifadas,injustamente,sem que haja luta ou resistência de nossa parte,enquanto as CABEÇAS PENSANTES RESOLVEM SONHAR.
 
 
"Sonha e serás livre de espírito...  
luta e serás livre na vida !"
 
 [ Ernesto Che Guevara ]